O livro instiga a imaginação e curiosidade do leitor, ao mesmo tempo que o envolve sentimentalmente na história. (Foto: Natália Fazenda)

O primeiro livro que escolhi para o desafio literário do Skoob é o que pode ser considerado uma clássica história de amor, daquelas que nos fazem derramar litros de lágrimas a cada palavra que lemos. Na verdade, a escolha aconteceu um pouco antes de conhecer o desafio. Foi no momento em que o Jeff comentou sobre a meta de bater o recorde de leitura e percebi que estava na hora de eu fazer minha "reabilitação". Para isso, escolhi uma leitura fácil: Diário de uma paixão (2010) da editora Novo Conceito.

O livro conta em 244 páginas a história de Noah Calhoun e o amor intenso que sente por Allison Nelson, ou simplesmente sua querida Allie. O casal conheceu-se em uma das férias de verão (sempre!), quando os pais de Allie passaram uma temporada na cidade de Noah a trabalho. Os consecutivos encontros entre os dois resultaram em um amor tão forte capaz de superar qualquer obstáculo, como tempo, distância e doenças que acometeram o casal durante a velhice. É realmente um linda história de amor.

O autor Nicholas Spark foi muito feliz e criativo ao escrever a obra, produzindo uma leitura confortável e viciante. A partir da tradicional fórmula "água com açúcar", que por si só já tem o poder de atrair leitores, ele conseguiu adicionar elementos capazes de instigar a imaginação e curiosidade do leitor, ao mesmo tempo que o envolve sentimentalmente na história. Difícil é não chorar em determinados pontos do livro, principalmente no final.

A minha edição do livro foi a versão econômica, comprada na revista Avon. Eu já esperava que a qualidade não fosse tão boa quanto seria de uma versão normal, mas me surpreendi. Embora a capa não tivesse orelha, por exemplo, o layout interno (do texto) não foi alterado, de modo que os capítulos estavam separados normalmente (ao contrário do que aconteceu com dois dos meus exemplares de Harry Potter na versão econômica, nos quais um capítulo iniciava-se na mesma página que o anterior terminava).

Por outro lado, a tradução feita por Renato Marques de Oliveira deixou a desejar. O tradutor precisa atentar-se para as diferenças gramaticais entre as línguas a fim de que não prejudique a qualidade do livro. Nesse caso, a tradução ficou simplista e quebrada o que comprometeu o ritmo da leitura e empobreceu o texto.

Este não é o único trabalho de Sparks. O autor foi sucesso em 2012 no Brasil com diversos romances do mesmo estilo, com destaque para Querido John (2010) e A última música (2010). As três histórias foram adaptadas para o cinema e, na versão cinematográfica de Diário de uma Paixão (2004), os protagonistas foram interpretados pelos atores Rachel McAdams e Ryan Gosling.