Guaramiranga é uma cidade serrana no interior do Ceará (Foto: Aline Lima)
Guaramiranga é uma cidade serrana no interior do Ceará (Foto: Aline Lima)

Um feriado à vista é sempre uma alegria para a maioria de nós, ainda mais quando se trata de um período mais longo de folga. Se para alguns não tem coisa melhor do que que ficar em casa e colocar o sono em dia, para outros é hora de arrumar as malas e pegar a estrada. Nesta páscoa, aproveitei a visita dos meus tios do Rio de Janeiro para fazer alguns passeios, dentre eles, fomos a Guaramiranga, uma cidade serrana localizada a 102 km de Fortaleza.

Este post já deveria ter sido feito no Carnaval, quando fui pela primeira vez, mas com a correria acabei adiando. O importante é que agora vou contar tudo o que vi na cidade para vocês! O município localiza-se no maciço de Baturité e tem altitude de 865 metros acima do nível do mar. Por conta da geografia privilegiada, a região não é atingida com tanta intensidade nos períodos de estiagem como acontece no sertão e o clima fica bastante agradável com temperaturas médias entre 14°C e 25°C.

Essas condições climáticas proporcionam uma riqueza natural incrível, de modo que a fauna e flora do local fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço de Baturité, para proteger os últimos espaços de Mata Atlântica do Ceará. Os locais aproveitam essa vantagem para desenvolver o turismo na cidade, com diversas opções de lazer relacionadas à natureza, como trilhas e banhos de cachoeira.

Guaramiranga é é conhecida pelas belezas naturais e atividades culturais (Foto: Aline Lima)
A cidade é conhecida pelas belezas naturais e atividades culturais (Foto: Aline Lima)

A cidade também é bastante conhecida pelo Festival de Jazz & Blues, realizado durante o carnaval desde 2000. Esta é uma ótima alternativa para que não curte o carnaval tradicional das praias ou gostaria de aproveitar a festa de outra forma. Nesse período, Guaramiranga recebe diversos músicos locais, nacionais e internacionais com shows muito bons.

Desta vez não participei do festival, pois preferi "turistar" pelas ruas e restaurantes com minha tia. Embora a cidade seja pequena, o ambiente é muito agradável. Praticamente todos os bares/restaurantes tem um banda e, assim, é só escolher o lugar e a música que mais agradar. Os principais estabelecimentos estão situados na praça principal ou ao redor dela, sendo os primeiros mais caros.

É na praça onde está localizado o famoso teatro da cidade, o Rachel de Queiroz, que está em reforma. Até o momento eu não o conhecia e pelo que as pessoas falavam eu imaginava algo mais clássico. Por isso, decepcionei-me um pouco com a arquitetura.

O percurso oferece uma vista linda aos viajantes (Foto: Aline Lima)
O percurso oferece uma vista linda aos viajantes (Foto: Aline Lima)

Para finalizar, gostaria de fazer um pequeno comentário sobre o acesso ao município. Existem três caminhos possíveis e nas duas vezes que fui, optamos ir pelo sertão, estrada de Canindé. Este é o percurso mais rápido e as rodovias estão em ótimo estado. O único inconveniente são as excessivas curvas acentuadas e sinuosas na serra. Por outro lado, os viajantes tem contato com uma paisagem linda!

Bom, Guaramiranga é uma cidade incrível e está entre meus lugares favoritos no Ceará. É ótimo para reunir os amigos em um final de semana de aventuras ou mesmo para descansar um pouco. Além disso, é interessante ver a diversidade natural do Ceará.