O bolo é hoje fortemente incrustado em nossa cultura. Seja para pequenos lanches diários ou para grandes comemorações, como casamentos e aniversários, sua presença na mesa tornou-se quase que obrigatória. Mas afinal, como se deu sua origem? Após um longo período de ausência, decidi voltar, trazendo um pequeno histórico dessa delícia para vocês.

Apesar do grande debate sobre o assunto, acredita-se que o bolo surgiu a partir de tortas, mesmo assim, sempre apresentou uma consistência macia revestida por uma pequena crosta de massa. Antigamente, sua confecção estava restrita às cerimônias de casamento. Era costume na Roma antiga, por exemplo, ser jogado na cabeça das noivas, pois simbolizava fertilidade e abundância devido aos seus ingredientes: farinha, água e sal.

Durante a Idade Média, as pessoas levavam pedaços de bolo para casa após as festas e os empilhavam em camadas. Certo dia, um jovem panificador uniu esses pedaços com creme gelado, dando início ao bolo de casamento em várias camadas, o qual se tornou símbolo de sorte e prosperidade. Nos banquetes renascentistas tornaram-se atração principal em vista da decoração que levavam. A partir daí houve grande evolução nas receitas e confeitos, originando os vários tipos de bolos atuais.

Por fim, finalizo com a receita de um bolo tradicional e muito gostoso! Para aqueles que ainda não sabem como o fazer e adorariam a experiência, apresento o bolo de cenoura!

Bolo de Cenoura





Ingredientes:


2 cenouras raladas 
2 xícaras de farinha de trigo 
3 ovos 
¾ xícara de óleo 
1 + ½ xícara de açúcar 
2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de preparo


Bata no liquidificador as cenouras raladas, o óleo e as gemas e adicione o açúcar. Ponha a massa obtida em uma tigela e adicione a farinha de trigo com o fermento e mexa. Por fim, acrescente as claras em neve, envolvendo com cuidado. Unte uma forma de buraco no meio e coloque essa massa. Leve ao forno quente (aproximadamente 210°-240°C). Fica pronto em torno de 40 minutos. Também fica muito bom com cobertura de chocolate.

Bom Apetite!! ;)